Sustentabilidade na obra: Mais economia, menos impacto.

É de fato impossível erradicar totalmente o desperdício de material na Construção Civil, mas sim, há algo que pode ser feito para minimizar a degradação do meio ambiente e o descarte exagerado material. Traçar um planejamento integrado com a reciclagem pode ajudar e muito a implantar a sustentabilidade na obra.

 

Consequências do mal desuso

Deve-se tomar consciência das consequências do descarte incorreto de materiais como o gesso, que libera enxofre em contato com a água e produz gás sulfídrico. Mais preocupante ainda, é o descarte de chumbo, metal altamente tóxico, que pode ser tanto inalado, como ingerido. Ambos elementos podem levar a morte.

 

reciclar substrato

 

Projetar com eficiência e antecedência

A importância de organizar um plano de construção civil sustentável, se mostra atualmente importantíssimo. Por isso, é muito válido no inicio do projeto, contatar os fornecedores e verificar a possibilidade de devolução dos materiais que não foram usados, uma vez que estejam bem preservados.

 

Existe a possibilidade de revender o substrato para outras obras, uma prática que é lucrativa para ambos lados. Por outro lado, é possível também reutilizar esses resíduos no seu próprio canteiro de obra, e tudo o que você tem a fazer, é entender a importância dos mesmos.

 

obra sustentavel

 

Repassar para Reutilizar: O que dá para ser feito

A alvenaria pode ser utilizada para a produção de bases de rodovia. A madeira por sua vez, por ser de origem orgânica, pode ser utilizada para a produção de biocombustíveis.

Metais também estão entre as matérias primas que podem se tornar materiais sustentáveis na construção civil. Os metais podem ser derretidos e utilizados para construir uma peça totalmente nova, assim como os papéis.

 

materiais- sustentaveis-obra-civil

 

Desconstrução ou Demolição? Desconstrua

Outra medida de peso, é desconstruir ao invés de demolir. Tanto portas, como janelas e blocos de parede podem ser removidos e readaptados e não necessariamente arruinados.

 

demolicao-obras

 

Disciplinar a Equipe de Construção

A equipe deve ser alertada da separação de materiais. A alvenaria, a madeira, os metais e demais materiais, devem ser segregados para facilitar a reutilização. Incentive os funcionários através de premiações aos que cumprirem corretamente a demanda.

 

organizaçao canteiro obras

 

Mais benefícios da Prática

Reciclar na construção está se tornando uma prática cada vez mais rentável, uma vez que repassar resíduos para empresas de reciclagem, é muito mais lucrativo do que encaminhar estes restos de materiais para o aterro sanitário.

 

Melhorar a imagem da empresa perante o mercado é outra crescente vantagem, já que o meio ambiente terá a agressão diminuída e a qualidade de vida das pessoas será aumentada.

 

reciclar-obra-construcao

 

 

Agora que ficou mais claro para você que construção civil e sustentabilidade devem funcionar simultaneamente, será mais fácil organizar ou melhorar o planejamento.

 

E a sua empresa, já está inteirada a respeito da prática sustentável?  Se sim, agora você sabe que pode aprimorar ainda mais. Se não, tem agora mais motivos para introduzir sua empresa nesta atividade que é lucrativa e ao mesmo tempo, aliada do meio ambiente.
 
 
 

Cadastre seu E-mail
Gostou do artigo? Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber nossas novidades!
Nós odiamos spam. Seu endereço de email não será vendido ou compartilhado com qualquer outra pessoa.
Categorias
Menu
Menu
Sitemap