Gestão da produção industrial: saiba como otimizá-la

As indústrias trabalham visando, sobretudo, o aumento da produção. Sem dúvida, o aumento na produção é um fator-chave para o aumento nos lucros de uma indústria. No entanto, é preciso saber gerir sabiamente os recursos, incluindo os recursos humanos, para obter otimização na produção industrial.

 

Não se trata somente de investir em máquinas e equipamentos modernizados – é preciso saber em que investir e por que fazê-lo. Tudo deve ser cumprido, seguindo um planejamento estratégico.

Veja como otimizar a gestão da produção industrial usando estratégias eficientes!

Redução dos custos de produção

Para reduzir custos é necessário ser especializado em produção industrial. Só assim será possível identificar com precisão os gastos que podem ser cortados, os custos que podem ser reduzidos e/ou substituídos.

 

É necessário valer-se de métricas e conceitos de análises de valor para avaliar a situação na produção e evitar desperdícios.

Além dos conhecimentos em produção industrial, o gestor deve apresentar conhecimentos em logística e administração.

Otimização dos processos

Criando novos processos e tornando todos eles mais ágeis e eficientes, será possível oferecer produtos de elevada qualidade aos clientes, além de promover melhorias no trabalho dos funcionários.

 

A otimização dos processos implica, para o profissional, em conhecimento suficiente sobre os processos, ferramentas e equipamentos utilizados no ciclo produtivo, bem como a maneira correta de usá-los.

 

É necessário compreender determinados conceitos, conhecer os recursos e aplicações dos sistemas de informações gerenciais.

Criação de novos produtos

Outra forma de otimizar a gestão na produção é investigando e reconhecendo as oportunidades de negócios. É preciso pesquisar e desenvolver novas tecnologias e produtos, além de inovar os produtos que já são fabricados.

 

Tudo isso deve ser planejado e projetado, analisando a viabilidade (custo-benefício, lucratividade, financiamentos, satisfação do cliente, redução de tempo de produção e entrega e outros pontos).

Investimento em automação

Esse é outro ponto fundamental para uma gestão da produção eficiente. Para melhorar sua produtividade, a indústria precisa investir em tecnologia avançada. Os processos automatizados garantem a otimização do processo produtivo e a melhoria na qualidade dos produtos, aliando maior eficiência aos melhores resultados.

Investimento em recursos humanos

Apesar dos recursos automatizados (que são predominantes na produção industrial), o fator humano ainda é importante. É preciso que o gestor da produção industrial trabalhe em conjunto com o departamento de recursos humanos, visando promover a melhor integração entre os administradores e os funcionários e entre os funcionários e a tecnologia utilizada.

 

Um ponto fundamental a ser observado nesse processo é a segurança dos funcionários:

  • Orientá-los a usar corretamente os equipamentos e máquinas;
  • Fornecer EPIs e educá-los no uso adequado desses equipamentos de proteção;
  • Investir em EPCs e mostrar a importância da proteção coletiva.

 

Garantindo a segurança dos funcionários, a produtividade certamente será otimizada, devido à melhoria nas condições de trabalho e ao aumento da eficiência no uso das máquinas, evitando erros e retrabalhos. A utilização correta dos equipamentos resulta, inclusive, em redução dos riscos de acidente, que representam atrasos na produção e ônus para a indústria.

Controle de estoque

Por fim, vale a pena salientar a importância de uma boa gestão de estoque para melhorar a produção de uma indústria. Gerada a ordem de produção é fundamental que sejam separados e disponibilizados todos os materiais necessários. Planeje a produção com o chamado MRP (Planejamento das Necessidades de Materiais, em português), cujo objetivo é atingir os níveis ideais de estoque. Trata-se de criar um plano de compras e uso de materiais que supra sua produção na quantidade e no prazo exatos.

 

Já realiza uma gestão da produção eficiente em sua indústria? Quais dificuldades enfrenta? Faça seu comentário e não deixe de assinar a nossa newsletter para receber mais novidades!
 
 
 

Cadastre seu E-mail
Gostou do artigo? Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber nossas novidades!
Nós odiamos spam. Seu endereço de email não será vendido ou compartilhado com qualquer outra pessoa.
Categorias
Menu
Menu
Sitemap