Como minimizar o retrabalho no canteiro de obras

De fato, um dos principais freios no avanço do processo de construção é o retrabalho, problema comum até demais nos canteiros de obra. Além do atraso da conclusão de um projeto, perde-se material, e consequentemente, gera-se um déficit no aproveitamento da mão de obra dos profissionais. Aprenda a minimizar o retrabalho no canteiro de obras e lucrar mais.

 

Identificar o que causa o retrabalho e trabalhar em equipe

É preciso primeiramente admitir o que há de errado e definir uma estratégia para sanar o problema em equipe. Nenhum setor deve ser individualmente responsabilizado pelos erros. Imagine que sua construtora funciona como um organismo, que por sua vez, necessita de todos os seus órgãos funcionando bem para se manter vivo.

 

A falta de comunicação entre gestor e empreiteiro pode ocasionar em desacordos e prejudicar todo um projeto. Por isso então, invista em muita comunicação, realize reuniões frequentes e estabeleça pautas a serem cumpridas e um plano de reparação dos erros, tudo em comum acordo!

 

organizacao-obras

 

O papel da automação de qualidade no Canteiro de Obras

O investimento em maquinário de qualidade é também indispensável na redução da jornada de retrabalho. Funcionários que se predisponham a aprender a operar estas máquinas são seu grande trunfo, por isso aposte no treinamento. Confira algumas das nossas soluções para automação.

 

automacao-construcao-civil

 

Soluções alternativas para minimizar o retrabalho

Você deve apostar muito na tecnologia. Vivemos num mundo que requer tecnologia o tempo todo, não deixe de acompanhar as atualidades e ser aberto à mudança. Sistemas que sincronizam dados e os emitem da central para o empreiteiro, são incrivelmente uteis, smartphone e/ou tablet são indispensáveis.

 

Caso você adquira um sistema assim, lembre-se de treinar seus funcionários para que o sistema funcione bem. Conheça ferramentas que podem te ajudar a organizar com eficácia.

 

tecnologia-canteiro-obras

 

Invista forte na mão de obra

Invista em profissionais que sejam abertos a qualificação. Dê valor ao funcionário que deseja constantemente se atualizar e não estagnar-se no tempo. Ofereça cursos de especialização à sua equipe e observe quem se interessa em crescer junto com a sua empresa. Fortalecer a sua relação pessoal com o funcionário dá respaldo para que ele fortaleça a relação com a sua empresa também.

 

mao de obra construcao civil

 

São práticas simples que fazem a diferença, pequenas medidas que se aplicadas com eficiência, geram grandes resultados. Sua empresa já dispõe de práticas para minimizar o retrabalho? Se ainda não, agora você tem boas razões para condicioná-la a organizar com excelência.
 
 
 

Cadastre seu E-mail
Gostou do artigo? Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber nossas novidades!
Nós odiamos spam. Seu endereço de email não será vendido ou compartilhado com qualquer outra pessoa.
Categorias
Menu
Menu
Sitemap