Como identificar falhas no processo produtivo

O processo produtivo de uma empresa é composto por diversas etapas que consistem basicamente na transformação dos recursos em matéria-prima. Seu andamento correto é essencial para o sucesso da empresa. Por isso, quando possui problemas, é preciso identificá-los e buscar uma correção rapidamente.

 

Porém, encontrar as falhas no processo produtivo é uma tarefa árdua e que requer tempo, não podendo ser realizada de um dia para o outro. Muitas empresas possuem o hábito de manter alguns procedimentos, mesmo que eles não tenham grande efetividade. Isso dificulta a identificação dos problemas, camuflando os defeitos e criando barreiras para o alcance dos objetivos e metas da empresa.

 

Daí a necessidade de identificar as falhas no processo produtivo! Quer saber como fazer isso? Então continue a ler nosso post!

Avalie o processo produtivo

Esse é o primeiro passo que a empresa deve dar para encontrar as falhas no seu processo produtivo. É preciso mapear todos os procedimentos realizados e, após isso, avaliar individualmente o desempenho de cada um.

 

Os problemas estarão nos processos que apresentarem diferença de capacidade ou aqueles cujo desempenho restringem a eficácia de produção da empresa. Assim, será possível encontrar soluções para melhorar esses procedimentos e corrigir as suas falhas.

Desenvolva um plano de ação coerente

Depois de identificar todos os problemas que ocorrem no processo produtivo, é preciso buscar as soluções para cada um deles. Caso encontre dificuldades em realizar esse procedimento, busque por ajuda de empresas especializadas ou dos profissionais do seu negócio.

 

Isso facilitará o desenvolvimento do plano de ação, que tem como intuito corrigir as falhas da melhor maneira possível. Mas tenha cautela! Antes de colocar em prática as ideias, analise-as e veja se elas estão de acordo com metas e objetivos da empresa. É preciso ter coerência, para que a execução do plano de ação melhore os problemas da organização, e não crie outros.

Execute o seu plano de ação

Agora que o plano de ação já está pronto e de acordo com os objetivos da empresa, é preciso colocá-lo em prática. Para garantir a sua efetividade, mantenha a equipe envolvida na otimização dos processos produtivos. Isso fará com que os profissionais se sintam parte da operação, facilitando a execução do plano de ação.

 

É necessário ainda avaliar o desempenho das soluções propostas. De nada adianta colocá-las em prática sem analisar o seu funcionamento. Nem sempre o plano de ação desenvolvido terá resultados satisfatórios. Ao avaliá-lo você poderá medir a sua eficiência e até mesmo optar por um plano B.

Utilize um Overall Equipment Effectiveness (OEE)

O OEE é um equipamento famoso devido a sua eficiência para resolver falhas no processo produtivo. Com o seu uso a empresa poderá desenvolver estratégias de gestão que não seriam possíveis somente com a análise dos problemas de maneira manual.

 

Ele permite um diagnóstico mais apurado dos resultados, garantindo que a empresa tome decisões corretas para diminuir ou até mesmo eliminar as falhas. É um indicador extremamente recomendado para todas as empresas, facilitando a localização e solução dos problemas, de maneira mais rápida e eficiente, além da sua manutenção por um longo tempo.

 

Ao seguir esses procedimentos será fácil identificar quais são as falhas no processo produtivo de sua empresa! Conhece mais algum passo que não citamos aqui? Então compartilhe com a gente nos comentários!
 
 
 

Cadastre seu E-mail
Gostou do artigo? Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber nossas novidades!
Nós odiamos spam. Seu endereço de email não será vendido ou compartilhado com qualquer outra pessoa.
Categorias
Menu
Menu
Sitemap