Assistência técnica: entenda a importância desse serviço!

A satisfação do cliente está diretamente relacionada à qualidade do serviço prestado. Quando algo não ocorre conforme o esperado, as expectativas futuras de procurar a empresa e poder contar com um serviço de assistência técnica como diferencial acabam sendo reduzidas, o que possibilita que a concorrência seja procurada.

Inúmeros problemas podem surgir no dia a dia das empresas em relação aos maquinários e equipamentos. Os chamados vícios (defeitos) podem variar de acordo com o tipo de equipamento ou máquina, cabendo à assistência técnica autorizada sanar os problemas de funcionamento em até 30 dias. Após esse prazo, o usuário passa a ter direito  a um novo item como substituto do defeituoso ou da devolução do valor pago por ele.

Mas você sabe o que é uma assistência técnica especializada e qual a diferença para a assistência técnica autorizada? Acompanhe nosso post de hoje e esclareça suas dúvidas. Fique de olho!

O que é uma assistência técnica especializada

Ao adquirir um novo equipamento ou  maquinário, muitos empreendedores passam a ter enorme dor de cabeça com a assistência técnica prestada pelo fabricante. Contudo, vale destacar que todo usuário tem direito à garantia legal, valendo-se de determinado prazo para reclamar de defeitos constatados, sendo de 30 dias para produtos não duráveis e de 90 dias para produtos duráveis.

Após o prazo da garantia legal, o usuário pode contar com dois tipos de garantia:

  • Contratual: concedida pelo fornecedor ao cliente para reclamar dos defeitos. O prazo pode variar conforme o produto.
  • Estendida: paga pelo consumidor para que seja amparado posteriormente após a finalização da garantia legal e contratual.

Onde entra a assistência técnica especializada? Digamos que você adquiriu um produto e teve problemas logo após recebê-lo. Entra em contato com a loja e um vendedor manda você procurar uma assistência técnica especializada.

Um oficina especializada é aquela que não tem vínculo com o fabricante, mas possui sólida experiência em determinados consertos. Outro importante ponto que deve ser considerado é que nem sempre uma assistência especializada utilizará peças de fábrica, como aconteceria com a assistência técnica autorizada. Além disso, muitas especializadas costumam dar sua própria garantia.

Qual a diferença entre a assistência técnica especializada e a autorizada?

Muitos usuários desconhecem ou mesmo consideram os serviços da assistência técnica especializada e da autorizada como a mesma coisa, mas há um grande equívoco nessa afirmação.

Também conhecida como concessionária, a assistência autorizada é aquela vinculada ao fabricante e, por isso, está obrigada a utilizar apenas peças originais. De forma geral, quando o consumidor adquire determinado produto, no termo de garantia ou no manual do usuário pode conhecer os endereços e telefones da assistência técnica autorizada.

No caso da assistência especializada, estabelecimento comercial que presta serviço de manutenção e de forma onerosa, não há obrigação de utilizar peças genuínas, ou seja, as oficinas especializadas contam com profissionais experientes em determinados consertos, mas não possuem vínculo com os fabricantes dos produtos adquiridos.

Muitas assistências técnicas autorizadas trabalham em conjunto com assistências especializadas, no caso de encontrarem dificuldade em reparar determinados produtos, uma vez que contam com profissionais especializados que podem dar um suporte mais direcionado na resolução dos problemas.

Importância de buscar um serviço que ofereça assistência técnica

O acompanhamento técnico é fundamental. A assistência técnica especializada garante que defeitos ou mesmo problemas futuros sejam prevenidos e medidas de correção venham a ser implementadas. Além disso, com a utilização de equipamentos que automatizem os processos durante a assistência técnica, é possível evitar falhas ou mesmo erros humanos que possam comprometer a prestação dos serviços.

Na H-Zen é possível encontrar técnicos altamente qualificados para realizar uma visita ou assistência técnica remota, caso seja necessário. A empresa possui equipamentos automatizados para a realização de reparos por rede, prestando um serviço imediato e contribuindo para a agilidade da produção.

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