Produção de Artefatos de cimento: Por que automatizar?

Atualmente, para iniciar um negócio, o empreendedor deve traçar um plano bem detalhado de custo benefício. O proprietário deve identificar, de acordo com o seu negócio, o que trará vantagens crescentes e buscar implantar medidas que gerem isso.

 

Ao apostar em automação industrial, o investimento é assertivo, principalmente quando se fala na produção de artefatos de cimento para construção civil, onde normalmente há um grande problema com retrabalho e desperdício de material.

Cenário do Mercado de Artefatos de Cimento

O mercado de produção de artefatos de cimento está diretamente ligado à construção civil e, por isso, é relacionado a todo tipo de construção e obras de infraestrutura. A maioria das construtoras vem dando preferência à edificação utilizando peças de cimento como base, e neste panorama é que se encontra a grande oportunidade.

 

As obras governamentais em todo o país, que também aumentarão devido aos ajustes em ruas e avenidas previstos para 2016, apresentam-se como outra oportunidade de expansão dos negócios.

Várias oportunidades de negócios

A produção de artefatos de cimento pode ser direcionada não apenas às construtoras, mas também, à lojas de materiais de construção, permitindo uma abertura de leque bem maior na venda. A empresa que produz artefatos pode também trabalhar com varejo, comercializando os blocos e Pisos Intertravados diretamente para o consumidor final.

 

É sempre importante observar a demanda da região onde será instalada a fábrica, para saber quais dos citados segmentos são mais presentes e, desta maneira, saber como investir em maquinário.

Vantagens de se automatizar a produção de artefatos de cimento

 

fabricacao de artefatos de cimento

 

Como as vantagens influenciam no processo de produção

Redução dos Custos da Mão de Obra

Ao automatizar a produção, os custos com a mão de obra serão diluídos e, consequentemente, o lucro será maior em médio e longo prazo. O investimento em maquinário é bastante lucrativo, mas deve-se estudar em que região será instalada a produção e sua demanda, para assim, determinar a capacidade dos equipamentos a serem adquiridos.

Aumento da qualidade dos Artefatos de Cimento

Com o aumento da qualidade dos artefatos há um aumento proporcional na demanda. A resistência das peças está diretamente ligada à procura, pois o segmento de construção civil, atualmente, exige peças fortemente estruturadas, que deem bases de qualidade às edificações.

Redução do Retrabalho

O retrabalho, um dos grandes vilões na produção de artefatos de cimento, passa a ser um problema quase que inexistente quando se automatiza a produção. Reduzindo o retrabalho, há também redução de custo e ganho de tempo na demanda.

Padronização das peças

Padronizando as peças há menos descarte por defeito e menos desperdício de insumos.
A automatização da produção torna as peças mais regulares, com menos imperfeições, e isso, atualmente, é parâmetro primordial nas construções.

Resíduos reaproveitáveis

Com a automatização do maquinário, resíduos que antes eram descartados na produção manual, podem passar a ser reaproveitados e reutilizados para a produção de novas peças. Dando serventia aos restos dos insumos, o impacto ao meio ambiente também é minimizado e os custos são reduzidos.

Peças pré-fabricadas reduzem a temperatura

Hoje em dia, por parte das construtoras e incorporadoras, há uma preocupação maior em humanizar ainda mais as edificações. Com isso, ao invés de artefatos em argila, há uma maior procura por artefatos de cimento.

Maior produção em menos tempo

Os maquinários produzem mais em menos tempo. Isto, além de lucro, gera menos custos com funcionários e possibilidade de maximizar ainda mais a produção.

 

 

fabricacao-artefatos-de-cimento-no-brasil

 

E até 2017, estima-se:
Crescimento 72,3 milhões de m3 na produção de concreto.

 

fabricacao-artefatos-de-cimento-brasil-crescimento

 

Automatizar a produção é lucrativo não só em nível de faturamento, mas também, em nível organizacional. Se você procura abrir o seu negocio de produção de artefatos de cimento, ou espera melhorar a sua produção, tem agora bons motivos para começar a organizar sua empresa.

 
 
 

Cadastre seu E-mail
Gostou do artigo? Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber nossas novidades!
Nós odiamos spam. Seu endereço de email não será vendido ou compartilhado com qualquer outra pessoa.
Categorias
Menu
Menu
Sitemap