Afinal, o que é automação industrial?

Inicialmente, quando surgiu a automação industrial, foi através de uma necessidade de otimização dos processos, visando aumentar a produtividade das empresas. Após isso, foi dado início a uma busca pelos benefícios que poderiam ser conquistados com essa tecnologia, campos de atuações, reduções de custos e aumento da segurança nas etapas de fabricação.

 

No post de hoje, vamos lhe mostrar o que é automação industrial, quais suas aplicações e as principais vantagens de seu uso. Acompanhe com a gente e descubra mais sobre esse tema!

O que é automação industrial

A automação industrial é o uso de sistemas de controle, tais como computadores ou robôs, e tecnologias de informação, para lidar com diferentes processos e máquinas em uma indústria, substituindo o uso de pessoas. É o segundo passo além da mecanização no âmbito da industrialização.

 

Em outras palavras, a automação industrial pode ser definida como o uso de conjuntos de tecnologias e de controles de dispositivos, que resultam no funcionamento automático dos processos industriais, o que significativa alcançar um desempenho superior ao do controle manual.

 

Estes dispositivos de automação incluem PLCs, PCs, PACs, que são sistemas de comunicação industriais que levam em consideração vários fatores produtivos, como a velocidade de produção, detecção de falhas e qualidade do produto final, auxiliando em um melhor desempenho dos processos da automação industrial.

Benefícios da automação industrial

Seja a aplicação feita em qualquer lugar que demande produção de bens, as vantagens e benefícios desse processo podem ser considerados ilimitados! Isso se dá, pois, ao se automatizar a fabricação de um produto, é possível aumentar também seu desempenho global.

 

Na verdade, só esse ponto já é um ótimo motivo para tornar a automação cada vez mais popular e atrativa em todos os setores. Porém, há muitos outros benefícios com a utilização dessa tecnologia, são eles:

1 – Aumento da produtividade

Um dos maiores benefícios atingidos com a automação dos processos é o aumento da produtividade. A automação de forma aplicada às máquinas permite que, o alcance de ciclos de produção sejam mais ágeis, com maior eficácia e repetibilidade.

2 – Redução de custos

O sistema de automação é capaz de reduzir e muito os custos de instalações, uma vez que oferece rápido retorno sobre o investimento aplicado, através do aumento de produtividade e eficiência. Com um bom sistema, sendo auto operado,  não será necessário o uso de muitos trabalhadores em diversas atividades, pois vários desses sistemas, são projetados para realizar diferentes métodos de produção, sem a atuação de operadores.

3 – Melhoria da qualidade

Sistemas automatizados são capazes de fornecer resultados de forma consistente e contínua. Quando é utilizada a automação industrial, eliminam-se os problemas de qualidade relativos ao erro humano. Com a automação, os processos são cuidadosamente controlados, de forma que a qualidade do produto seja mais consistente.

4 – Segurança

Quando é feito um projeto de automação, uma das premissas é a segurança. Isso se dá pois as empresas são todas planejadas para a redução de acidentes. No Brasil, por exemplo, temos a norma regulamentadora (NR-12), que obriga que todos os fabricantes de máquinas e equipamentos sigam rigorosas práticas de segurança.

 

Quando a máquina é operada manualmente, pode haver uma série de falhas de modo a causar acidentes, entretanto um sistema automatizado não comete erros, o que torna as chances de acidentes a níveis muito baixos.

5 – Vantagens competitivas

Com o intuito de sobrevivência na economia atual, empresas de todos os tipos devem sempre se manter atualizadas e competitivas. Assim, mais uma vez a automação industrial tem sido de grande ajuda, proporcionando às indústrias formas de manufatura e capacidade de estar no mesmo nível e até passar a frente de seus concorrentes.

 

A automação industrial tem encontrado recentemente mais e mais aceitação de várias indústrias por causa de seus enormes benefícios. Aplique essas ferramentas e soluções também em seu negócio.

 

Esperamos que você tenha tido uma boa compreensão sobre o que é automação industrial, sua importância no ramo de artefatos de cimento e seus inúmeros benefícios.

Quer ficar sempre por dentro de outras dicas como essas? Então assine nossa newsletter e saiba de todas as novidades que acontece por aqui.
 
 
 

Cadastre seu E-mail
Gostou do artigo? Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber nossas novidades!
Nós odiamos spam. Seu endereço de email não será vendido ou compartilhado com qualquer outra pessoa.
Categorias
Menu
Menu
Sitemap