8 dicas de como economizar energia na sua empresa

Uma empresa de artefatos de cimento é responsável por atender as principais necessidades da sociedade em termos de infraestrutura. Entretanto, além de oferecer recursos necessários para pavimentação, construção civil e outros segmentos industriais, essas empresas também precisam estar atentas para buscar alternativas de economia da energia.

 

Com a escassez da água, esta situação se torna ainda mais alarmante, principalmente para empresas de artefatos de cimento que consomem muita energia na sua produção. Sem dúvidas, a eletricidade é a principal fonte de despesas das empresas, sendo responsável por até 40% dos custos relacionados às tarefas produtivas. Por isso, encontrar soluções que possam evitar o desperdício, tornando esse processo mais econômico, deveria ser uma prioridade dentro das organizações.

 

No artigo de hoje, você aprenderá como economizar energia dentro da sua empresa através de algumas ações.

Torne os processos automatizados

Quando os processos são automatizados a possibilidade de economizar energia é maior ainda, já que as máquinas podem operar sozinhas e, assim, podem gerar também mais economia de energia. Determinados sistemas de automação podem ser programados para diminuir o consumo de energia, mesmo quando os aparelhos estão desativados.

 

Além disso, existem softwares específicos que são capazes de regularizar a temperatura do ambiente, permitindo que o ar-condicionado seja utilizado de uma forma eficiente. Por isso, dependendo do modelo utilizado é possível reduzir até 30% das despesas com energia elétrica.

Aproveite os benefícios da luz natural

Aproveitar a luz solar é a melhor maneira de reduzir gastos com energia elétrica e poupar o uso da iluminação artificial. Desse modo, através de pequenas atitudes, como abrir janelas, aproximar os locais de trabalho de ambientes claros, usar telhas translúcidas, utilizar vidros e outros materiais claros nas repartições, entre outras opções, pode ser um recurso interessante, principalmente para uma empresa de artefatos de cimento, que necessita diretamente de maquinário.

 

Outra dica é pintar as paredes da sua empresa sempre com cores claras. Esta é uma boa estratégia para refletir melhor a luz natural e deixar o ambiente claro por mais tempo, sem precisar recorrer ao uso de lâmpadas, por exemplo.

Incentive os colaboradores a economizar energia

A economia de energia não deve ser uma obrigação apenas da gerência, os colaboradores também precisam participar e se comprometerem com a causa. Lembre-se que a redução de energia elétrica depende, exclusivamente, da colaboração e engajamento de todos os funcionários.

 

Para isso, faça campanhas internas sobre a importância de economizar energia, planeje reuniões periódicas e monte um plano de ação com as mudanças necessárias que precisam ser realizadas dentro da organização.

Troque as lâmpadas da sua empresa

Em algumas situações, o uso da energia elétrica será indispensável, principalmente quando a necessidade é deixar várias lâmpadas acesas. Entretanto, para reduzir estes gastos sem afetar a produção, considere a possibilidade de trocar as lâmpadas por versões mais econômicas e eficazes.

 

Apesar de terem um custo maior, as lâmpadas de LED ou com vapor de sódio, conseguem iluminar muito mais em comparação as tradicionais lâmpadas de mercúrio ou mistas. Dessa forma, elas oferecem uma grande redução de energia para as empresas de artefatos de cimento, sendo ideais principalmente para aquelas que mantêm sua produção 24 horas e precisam utilizar de forma obrigatória a luz artificial.

Faça reaproveitamento da energia

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia, a Abesco, cerca de 2,6 bilhões de reais foram desperdiçados em energia elétrica pelas indústrias em 2015. Esses dados nos mostram que cerca de 10% de toda energia gerada não é reaproveitada pelas empresas.

 

Para reverter esta situação alarmante é necessário aproveitar algumas oportunidades, como colocar saídas de ventilação forçadas próximas a ambientes que necessitam de temperaturas mais quentes, assim como utilizar o condensado de vapor para aquecer a água e não depender apenas do consumo de combustível das caldeiras. Essas podem ser boas táticas para reaproveitar a energia de uma forma produtiva.

Considere produzir sua própria energia

No Brasil, diversas empresas já produzem sua própria energia e conseguem obter resultados bastante satisfatórios diante desse processo. Uma das alternativas encontradas é investir na produção biomassa, ou seja, uma matéria orgânica feita a partir do bagaço da cana-de-açúcar para geração de energia.

 

Além disso, as empresas também podem utilizar sistemas fotovoltaicos, sendo estes equipamentos eficazes na conversão de raios solares em energia através de painéis e outros tipos de componentes.

Contrate ajuda especializada

Contratar uma consultoria pode ser a melhor maneira de economizar energia, já que essas empresas oferecem suporte especializado e podem te ajudar a encontrar alternativas que sejam mais efetivas dentro da sua empresa. Desse modo, se sua organização já tentou de todas as formas economizar energia, mas, ainda assim, não alcançou resultados significativos, está na hora de contratar profissionais que façam uma avaliação mais criteriosa e que possa indicar outras ações.

 

Vale lembrar que, normalmente esse tipo de consultoria é remunerada de acordo com o percentual da economia que o cliente alcançou diante das estratégias oferecidas. Ou seja, a sua empresa não pagará por um serviço que não trouxe vantagens.

Avalie periodicamente sua energia elétrica

Antes de propor mudanças em sua empresa de artefatos de cimento, é essencial conhecer a quantidade de consumo mensal. A partir dessas informações ficará mais fácil determinar as ações necessárias para a redução. No entanto, além de obter esses dados iniciais é importante fazer um acompanhamento, a fim de saber se o planejamento efetuado anteriormente está gerando bons resultados ou se ainda será necessário estipular novas mudanças.

 

Esse acompanhamento também será útil, caso esteja recebendo contas de energia com valores incorretos, ou seja, com cobranças adicionais. Por isso, vale a pena comparar cada mês e pedir uma nova classificação junto a fornecedora de energia, caso seja necessário.

 

Gostou das nossas dicas sobre como economizar energia em sua empresa de artefatos de cimento? Então, está na hora de colocá-las em prática e aproveitar todas as vantagens! Você conhece outra dica eficaz para economizar energia? Deixe seu comentário!
 
 
 

Cadastre seu E-mail
Gostou do artigo? Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber nossas novidades!
Nós odiamos spam. Seu endereço de email não será vendido ou compartilhado com qualquer outra pessoa.
Categorias
Menu
Menu
Sitemap