5 maneiras de reduzir custos de produção em Empresas

Com a alta do dólar e o aumento na conta da energia ficou ainda mais difícil manter a margem de lucro em qualquer negócio. Atualmente, o maior desafio de qualquer empresa que queira passar por esse período de crise e manter os ganhos, está na redução dos custos de produção.

 

Pensando nisso, elaboramos uma lista com algumas dicas para reduzir custos de produção e passar por esse período de crise sem perdas! Veja mais:

Conheça seu custo

Não adianta sair cortando custos às cegas. É preciso, em primeiro lugar, conhecer quais são seus custos de produção e quais são seus valores mais representativos para que, então, possa-se pensar em maneiras de reduzi-los.

 

Uma boa dica é fazer uma lista, com todos os custos envolvidos, classificados do maior para o menor. A partir dela você irá definir seu plano de ação. Os custos mais pesados deverão ter mais atenção, mas sem que se esqueça dos menores, pois vários deles somados podem gerar um valor significativo.

Planeje suas compras

Planejar compras ajuda a diminuir desperdícios e reduzir custos. Isso porque quando buscamos comprar uma quantia maior de determinado item, é possível achar preços mais em conta, além de podermos planejar realizar as aquisições em épocas de queda de preços.

 

Lembre-se também de avaliar o que realmente precisa estar em estoque e o que não. Afinal, estoque é dinheiro parado e, com isso, pode-se perder muito em armazenamento e desperdício de material vencido.

Economize na energia

Seja sustentável e economize energia. Conforme falamos no início, a alta no preço da conta de luz pesa muito no custo de qualquer produção. Para reduzir esses valores, incentive hábitos sustentáveis do seu time e faça mudanças nas instalações, aproveitando o quanto possível a luz natural do sol.

 

Equipamentos mais novos também consomem menos energia e podem ser um bom investimento para quem quer otimizar o uso da luz na sua produção.

Invista em tecnologia

Investir em novas tecnologias e na automação da sua produção pode contribuir para que os custos da sua produção caiam. Aqui não é preciso pensar em tecnologia de ponta, que geralmente significam altos valores de investimento.

 

Muitas opções no mercado oferecem soluções úteis com um investimento que cabe no orçamento da sua produção. Esteja atento ao que o mercado disponibiliza e avalie suas necessidades para saber o que realmente pode contribuir no seu contexto.

Reveja seus contratos com seus fornecedores

Todo contrato de qualquer fornecedor deve ser revisto de tempos em tempos. Avalie se realmente os contratos que possui continuam sendo a melhor opção para seu negócio ou se há concorrentes no mercado que te ofertarão melhores condições.

 

Caso queira continuar com um fornecedor por acreditar na qualidade e no bom serviço do mesmo, procure renegociar os itens que mais pesam no seu custo, para que possa aumentar sua margem de lucro.

 

A redução de custos é possível de ser alcançada, podendo acontecer com pequenas economias em várias etapas do processo produtivo, ou mesmo no corte de grandes valores. Mas é importante lembrar de cuidar sempre para não gerar ações que afetem negativamente sua produção ou a qualidade de trabalho dos seus empregados.

 

Curtiu nossas dicas? Conhece alguma diferente para completar nossa relação? Deixe seu comentário abaixo e nos conte!
 
 
 

Cadastre seu E-mail
Gostou do artigo? Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber nossas novidades!
Nós odiamos spam. Seu endereço de email não será vendido ou compartilhado com qualquer outra pessoa.
Categorias
Menu
Menu
Sitemap