10 vantagens de utilizar Piso Intertravado (Pavers)

A utilização de Piso Intertravado de concreto é cada vez mais abrangente no Brasil. As peças pré-moldadas, feitas basicamente da mistura de areia e cimento, viraram tendência na construção de espaços públicos, substituindo o paralelepípedo e o piso asfáltico. A montagem do ambiente funciona como a de um quebra-cabeça, com peças que se interligam, calcando as camadas de areia e formando uma superfície uniforme e firme.

 

Os benefícios do piso intertravado não são apenas estruturais, mas também, estéticos, econômicos e ecológicos, sendo quase que unânimes em projetos de base arquitetônica. As vantagens do uso de Piso Intertravado são tanto em curto, como em longo prazo, gerando excelente custo benefício em obras de longa extensão, onde gera a padronização de espaços ao torná-los personalizados de acordo com o lugar.

 

1. Durabilidade

O Piso Intertravado é muito mais durável se comparado aos paralelepípedos e ao piso asfáltico, por ser sustentável e apresentar fissuras entre as peças, permitindo que a água escoe e não danifique as estruturas.

 

Muito utilizado na pavimentação de espaços públicos como ruas, avenidas, calçadas e outras vias públicas, o piso intertravado, que é construído através dos pavers de concreto, pode durar cerca de 20 anos e, se houver necessidade de reutilização em outro espaço, a remoção é simples e não quebra com facilidade, o que é muito rentável em casos de desconstrução.

piso intertravado pavers durabilidade

 

2. Diminuição da Temperatura

Por possuir uma grande capacidade de refletir a luz ao invés de retê-la, o piso intertravado é uma ótima alternativa para reduzir a temperatura. Geralmente, os tons dos pavers de concreto são mais claros que os dos pisos asfáltico e, por isso, tem diminuída retenção de luz.

 

Em espaços muito abertos, com circulação constante de pessoas, como praças, calçadas e outras vias públicas, é bastante importante a utilização do piso intertravado. Com isso, contribui-se até mesmo para o comércio e turismo local, que pode ser beneficiado pela permanência no local, principalmente no período do verão.

piso intertravado pavers temperatura

 

3. Pouca ou nenhuma manutenção

Levando em consideração a boa permeabilidade do piso intertravado, os riscos de surgimento de rachaduras e deformações é muito minimizado. Alguns espaços públicos continuam com o mesmo pavimento de 20 anos sem necessitar de reparos. Se o fluxo no espaço for unicamente de pessoas, a espessura do pavimento pode ser menor.

 

Mas, se o fluxo incluir carros e caminhões mais pesados, o paver de concreto deve ser mais espesso, permitindo que o piso seja ainda mais firme e resistente.

manutencao piso intertravado pavers

4. Ecológico e Rentável

Utilizar o Piso Intertravado é uma medida ecológica e rentável, que permite a absorção da água e sua devolução ao solo, impedindo as rachaduras e a deformação do piso. Com isso, o meio ambiente é beneficiado e os custos reduzidos.

 

A economia de recursos também é favorável ao ecossistema, pois desta maneira, não há uso de insumos como o cimento, já que as peças pré-moldadas são fixadas pelo intertravamento.

ecologico piso intertravado pavers

5. Facilidade na instalação

Por que automatizar a produção de artefatos de cimento?

O piso intertravado pode ser facilmente instalado no solo, sem necessidade de conhecimento especifico. Camadas de areia devem ser dispostas na área, para posteriormente serem calcadas pelas peças pré-moldadas. O que faz a diferença, neste caso, não é a fixação através de insumos como o cimento, mas o intertravamento feito pelos pavers de concreto, que se emperram e formam um grande quebra cabeça.

 

Se houver a necessidade de desconstruir o pavimento ou migrar as peças para outro espaço, o piso pode ser facilmente desmontado, com baixo risco de quebra das peças. Após a colocação dos pavers, o tráfego pode ser liberado de imediato, por não haver riscos de danos ao piso, e nem necessidade de secagem.

facilidade piso intertravado pavers

6. Visual e Personalização

Esteticamente, o piso intertravado também é mais vantajoso que o paralelepípedo e o piso asfáltico. Os pavers de concreto estão disponíveis em diversas cores, o que permite ainda a personalização do espaço e a criação de desenhos. É bastante interessante a utilização do piso personalizado para fazer a sinalização da superfície, que poderá ser identificada com facilidade, tanto do chão, como do alto, por aviões ou helicópteros.

 

Em condomínios logísticos e pátios de empresas, o chão pode ser delineado com a logo da empresa, design padrão ou até mesmo,  com alguma mensagem personalizada.

piso intertravado pavers visual

7. Reduzido consumo de energia

Os pisos intertravados possuem tons predominantemente claros, influenciando diretamente no consumo de energia de luz elétrica. As peças claras refletem a energia ao invés de retê-la, absorvendo menos luz e exigindo menos iluminação do que se o piso fosse de coloração escura.

economia energia piso intertervado pavers

8. Capacidade de Drenagem

Através das fissuras entre as peças, a água é absorvida pela terra com mais facilidade.
Para fazer uma drenagem ainda mais efetiva, existe um tipo de paver de concreto com porosidade específica, projetado especialmente para permitir mais absorção de água em áreas baixas ou com possibilidade de serem atingidas por água.

 

Além de ser uma medida ecologicamente responsável, instalar o piso intertravado previne enchentes e diminui os danos ao piso. Com o escoamento da água através das frestas, o solo absorve a água que poderia acumular.

 

limpeza-e-manutencao-dos-pavimentos-intertravados-big

9. Tráfego facilitado para deficientes físicos e visuais

O pavimento intertravado oferece uma superfície antiderrapante, o que facilita o tráfego de motocicletas, bicicletas e, principalmente, de deficientes físicos. Quando chove, muitas vezes, os acidentes tornam-se iminentes, sendo um perigo ainda maior para os usuários de cadeiras de rodas e para os deficientes visuais, que carecem de superfícies personalizadas para sua locomoção.

 

Os pisos intertravados podem ser bastante úteis em escolas, centros acadêmicos, hospitais, praças, avenidas, entre outros lugares com grande circulação de pessoas. As rampas, meios essenciais de locomoção, principalmente para os deficientes físicos e visuais, também podem ter texturas adaptadas através dos pavers, facilitando assim, a locomoção e o guiamento.

piso intertravado pavers acessibilidade

10. Custo Benefício do piso intertravado

Os benefícios em curto, médio e longo prazo de uso do piso intertravado, são vários e, compensam o investimento. Rentável tanto quanto durável, o pavimento intertravado não só reduz custos, como minimiza os riscos de retrabalho. Podemos destacar ainda, mais vantagens do uso deste piso:

 

  • Não utilização de insumos como o cimento no assentamento, é uma ação ecologicamente correta, prática e ainda reduz custos.
  • Os pavers de concreto são facilmente removíveis. Se houver a necessidade de desconstrução do espaço, as peças podem ser
  • reaproveitadas e, por serem resistentes, provavelmente,  haverá um baixo índice de danos.
  • Pela disposição e resistência das peças, o piso intertravado não exige manutenção frequente. Pelas frestas entre as peças, o desgaste das peças é bem menor, já que a água escoa mais facilmente, retorna ao solo, não causando deformações e rachaduras. Em alguns locais, os pisos duram mais de 20 anos, sem necessitar de muitos reparos, nem reposição de pavers.
  • Após a instalação do piso, o tráfego é liberado rapidamente. Por não contar com a fixação por cimento, não há necessidade de secagem, nem de fixação.

 

piso intertravado pavers custo beneficio

 

 

Construtoras e Prefeituras de todo o Brasil já estão atentas às múltiplas vantagens de se utilizar o piso intertravado para pavimentar. As obras públicas e institucionais, principalmente, são as principais beneficiadas pelo investimento, que tem o melhor custo beneficio quando o assunto é pavimentação. Estar atento às tendências de mercado pode trazer ótimos frutos no futuro e, desta maneira, evitar também possíveis problemas estruturais.

 
 
 

Cadastre seu E-mail
Gostou do artigo? Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber nossas novidades!
Nós odiamos spam. Seu endereço de email não será vendido ou compartilhado com qualquer outra pessoa.
Categorias
Menu
Menu
Sitemap